sábado, 11 de setembro de 2010

O VATICANO AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE “MISSA GAY” PARA A COMUNIDADE LGBT NA INGLATERRA ÀS VESPERAS DA VISITA DE BENTO XVI AO REINO UNIDO

Por Thonny Hawany

“Missa Gay” é realizada, em Londres, com a anuência do Vaticano. E olha que tudo isso está acontecendo às vésperas da chegada de Bento 16 ao Reino Unido.
Em Busca de professar a fé católica, muitos fiéis homossexuais têm procurado a igreja, cujas atitudes clericais, nãos os discriminam pelo que são. Bastante curioso, mas a igreja Our Lady of the Assumption and St. Gregory (Nossa Senhora da Assunção e São Gregório), em Soho, Londres, tem mudado a sua rotina para receber esses novos fiéis que para lá migram. Segundo informações, nesta igreja, os gays cantam hinos fervorosos e alegres e sentem-se acolhidos.
Para muitos pessimistas, isso é o final dos tempos, para os otimistas assim como eu, isso significa o nascimento de uma nova era de paz entre os homens. É um sinal claro de respeito ao outro da forma como o outro é. Mais claro ainda é o sinal que Deus dá ao se fazer presente entre os homens de Our Lady of the Assumption and St. Gregory, sem, no entanto, segregá-los pela orientação sexual.
Embora a missa tenha sigo intitulada de “missa gay”, é aberta a todas as pessoas de qualquer orientação sexual. A questão é tão séria e tão verdadeira que autoridades católicas locais procuram chegar a um acordo a respeito de regras básicas do evento a que se chamou de “missa gay”. Ao contrário do que muitos pensam: os gays não somos promíscuos, respeitamos os ambientes todos, especialmente, aqueles que estão ligados a nossa fé. Grande parte de nós gays tivemos, na infância, uma sólida educação religiosa e, por isso, sentimos falta dos encontros com Deus.
Para a autoridade máxima católica inglesa, o arcebispo Vincet Nichols, outras igrejas poderão tomar a mesma decisão, mas isso depende do entendimento do bispo que a administra e da necessidade dos fiéis.
Apesar de ser uma notícia animadora, há pessoas tradicionalistas contrárias à novidade. Seria estranho, se os fundamentalistas preconceituosos não se manifestassem contraditoriamente. Para o arcebispo Nichols, "esta é uma missa paroquial para a qual todos estão convidados, mas ela tem um apelo particular a pessoas de uma mesma orientação sexual - não para distingui-las do resto da congregação, mas para dizer que elas podem se sentir em casa aqui", afirma ainda o arcebispo: “eu acho que esta é a coisa certa, porque ela oferece lentamente, e isto é lento, uma chance para aqueles que se sentem sob uma grande pressão de identidade a talvez relaxar um pouco e dizer 'não, antes de tudo eu sou um católico e, como um católico, eu quero ir à missa'’
Em síntese, muito ainda se ouvirá a respeito de tal decisão. Essa é, como se vê, uma decisão isolada, mas que deve ser seguida por outras paróquias e mesmo por outras denominações religiosas, na Inglaterra, na Europa e em todos os cantos do mundo. Somos filhos de Deus, amamos como qualquer pessoa e queremos nos sentir amados por Deus. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores notícias que posto no meu blog nos últimos anos. Tenho uma mãe católica fervorosa e praticante, sentirei mais a vontade e honrado em acompanhá-la em suas missas matinais de domingo.


OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

Um comentário:

  1. Notícia linda! Mais um passo na direção certa, a caminhada pode ser longa e árdua, mas um dia o destino será alcançado. Igualdade para todos!
    Abraço professor.

    ResponderExcluir