segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

JÁ NASCEMOS HOMOSSEXUAIS?! NÃO OPTAMOS POR ESSA OU AQUELA ORIENTAÇÃO SEXUAL?! O QUE PENSA A GRIFE NO-L-ITA?

Por Thonny Hawany

Neste texto, quero apresentar um assunto bastante polêmico e que merece um minuto de nossa reflexão. A grife NO-L-ITA, depois de forte campanha contra a anorexia, agora investe em polêmica campanha publicitária na Itália contra a discriminação sexual. Em sua campanha publicitária, a grife mostra uma foto de uma criança recém-nascida com a palavra HOMOSSEXUAL escrita em lugar do nome na pulseira de identificação. A idéia expressa na imagem é reforçada pela frase: “A orientação sexual não é uma escolha”.

Conforme publica o site sedentário.org, “a campanha reacendeu o debate sobre a ética na publicidade na Itália e dividiu opiniões. De um lado, recebeu apoio das instituições de defesa aos direitos dos homossexuais e de parte da esquerda; em contrapartida, vieram pesadas críticas das instituições religiosas e da direita conservadora italiana”.

Não me parece que a campanha tenha apresentado nenhuma verdade que nós, os homossexuais, já não conhecemos; exceto a forma polêmica de desmascarar a verdade, de enfrentar o conservadorismo e de inflamar as discussões em torno do tema que, por si só, já é bastante polêmico. Vi, na atitude do publicitário, uma dupla vitrine, a primeira que anuncia e vende a grife, e a outra que mostrar o compromisso da marca com as questões humanas e sociais.

Diferente das atitudes que tive ao concluir os demais textos publicados neste blog, não emitirei nenhum juízo de valor a respeito do tema em questão esperando que os leitores o façam para assim estabelecermos um diálogo e chegarmos a um ponto de reflexão madura e responsável a respeito do assunto em pauta e, mais ainda, sobre o conteúdo encravado na entrelinhas fornecidas pela síncrese palavra e imagem.

FONTE:

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

Um comentário:

  1. Minha opinião leiga é que sim. Assim como o branco nasce branco e o negro nasce negro, me parece que os heterossexuais nascem heterossexuais e os homossexuais nascem homossexuais.
    E que se mantenha o respeito ou que se diminua a falta dele.

    ResponderExcluir