domingo, 27 de março de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL EXPULSA ALUNO DE MEDICINA QUE ESCREVEU EMAIL HOMOFÓBICO E MACABRO

Por Thonny Hawany

O Rio Grande do Sul sempre surpreende pela agilidade como trata o direito dos homossexuais. A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) expulsou um aluno do segundo ano de medicina por fazer veicular e-mail com teor homofóbico. No texto do email, o referido aluno sugere que os futuros médicos tratem “erroneamente” pacientes gays, segundo informou Lucas Azevedo, no Uol Notícias.

Para ver a gravidade do texto macabro, veja algumas partes transcritas a seguir: "Está na hora de unirmos forças e, veladamente, fazer o que nos couber para dar fim – pouco a pouco – nesta peste. No momento da consulta [médica oferecida pela faculdade] de uma bicha, ou recuse-se (pelos meios cabíveis em lei), ou trate-os ‘erroneamente'!!!" (sic).

E agora senhores senadores?! Depois desse episódio, os senhores ainda consideram que não é preciso aprovar o PL 122 para criminalizar a homofobia? Respondam-me se forem capazes.

Estudantes que tiveram acesso ao e-mail denunciaram o caso à imprensa e à reitoria que abriu sindicância. Segundo informou Olívia Freitas, secretária chefe do Conselho Universitário da UFCSPA, “após a denúncia, o Conselho Universitário decidiu oficializar o caso à Polícia Federal e abrir um processo administrativo para identificar o autor do email. Um relatório final foi devolvido ao Conselho que optou pelo afastamento do aluno, que ainda tem prazo para recorrer da decisão”. Além das decisões tomadas pela Universidade, o caso também está sendo investigado pela polícia federal.

Imaginem como não devem agir, nos seus gabinetes, consultórios e escritórios, médicos, dentistas, advogados, psicólogos e outros profissionais que lidam frequentemente com gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. O caso de Porto Alegre não pode ser tratado como se fosse um caso isolado. É preciso que os conselhos e órgãos de classe investiguem seus afiliados e inscritos para ver de que forma estão tratando os clientes LGBT. Nós, militantes e sociedade organizada, precisamos continuar gritando, denunciando, escrevendo, reescrevendo, publicando e republicado todas as notícias e denúncias de maus trados a gays, lésbicas, bissexuais e transexuais no Brasil e no mundo.

Obs.: Este texto foi escrito com base em notícia veiculada no UOL Notícias.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

Um comentário:

  1. Muito bom, Thonny. Textos muito bem escritos. Belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir