sábado, 9 de abril de 2011

CIENTISTAS ACHAM PROVÁVEL HOMEM PRÉ-HISTÓRICO GAY

Por Thonny Hawany

Cientistas tchecos, nesta quinta-feira, dia 7 de abril de 2011, noticiam ter descoberto o esqueleto do mais antigo homossexual ou transexual do qual se tem notícia. Muito provavelmente, o indivíduo tenha vivido entre 2.500 e 3.000 anos a.C.

Conforme as fontes que noticiaram o fato, os restos mortais eram de um indivíduo do sexo masculino enterrado segundo os mesmos ritos utilizados para o sepultamento de mulheres na mesma época e cultura em que o suposto gay tenha vivido.

Segundo os cientistas, os homens da cultura da cerâmica cordada eram enterrados sob o seu lado direito, com a cabeça para o oeste e acompanhado de ferramentas e outros objetos de uso masculino; enquanto que as mulheres eram enterradas sobre o lado esquerdo, com a cabeça para o leste e acompanhadas de joias e utensílios domésticos.

As características do esqueleto encontrado mostraram que o indivíduo foi enterrado sobre o seu lado esquerdo, com a cabeça para o oeste e acompanhado de utensílios domésticos: um misto de ritos fúnebres masculinos e femininos.

A arqueóloga Katerina Semradova disse à BBC Brasil que o enterro "atípico" indica que o indivíduo encontrado fazia parte do "terceiro sexo", provavelmente homossexual ou transexual. "A partir de conhecimentos históricos e etnológicos, sabemos que os povos neste período levavam muito a sério os rituais funerários, portanto é improvável que esta posição fosse um erro", disse a coordenadora da pesquisa, Kamila Remisova Vesinova. "É mais provável que ele tenha tido uma orientação sexual diferente”, emendou.

Não posso negar, tratar-se de uma tese bastante curiosa e que merece a atenção da ciência como um todo. Todos os dados são importantes para a divulgação da homossexualidade e de sua importância na existência da própria humanidade ao longo de todos os tempos. Com relação ao achado científico, é preciso calma para não fazer de um dado tão importante motivo de comentários leigos e desrespeitosos à ciência e à própria comunidade LGBT.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário