sexta-feira, 15 de abril de 2011

PIRIPIRI CRIA DIA DA DIVERSIDADE SEXUAL E INSTITUI SANÇÕES CONTRA A PRÁTICA DA DISCRIMINAÇÃO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL

Por Thonny Hawany

A Câmara Municipal de Piriri, no Estado do Piauí aprovou o projeto de lei n. 017/2011 apresentado pelo vereador Murieel Queiroz do PTB-PI e instituiu o Dia Municipal da Diversidade Sexual que passará a figurar no calendário oficial do município. (foto: Murieel Queiroz)

A nova lei de Piripiri, além de instituir o Dia da Diversidade Sexual, também pune o indivíduo que praticar atos violentos contra gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Conforme o texto, o homofóbico denunciado estará sujeito a sanções que podem variar de uma simples advertência a multas que vão de 60 UFR’s a 100 UFR’s no caso de reincidência. Isso é o que se pode chamar de trabalho em favor dos direitos do cidadão.

Piripiri é uma cidade conhecida por sua hospitalidade e por seus mega-eventos, a exemplo da Pirifolia, da Pirigay e da festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Conforme informações, a lei visou proteger a comunidade LGBT local, mas também todos os que visitarem a cidade por conta da realização dos eventos. Veja que há na intenção de aprovação da lei um plus: proteção ao turista. Este é um exemplo a ser seguido por outros municípios turísticos do Brasil. (foto panorâmica de piripiri)

Em síntese, atitudes como estas são sempre muito bem-vindas, porque contribuem, sobremaneira, com a construção basilar do movimento contra a discriminação e a homofobia. A consecução de leis que ampararem segmentos e grupos sociais deverá ser uma constante em todo o mundo, haja vista estarmos vivendo numa era em que a dignidade humana e o direito a igualdade são peças fundamentais e molas propulsoras da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

2 comentários:

  1. Thonny o Piauí está se destacando no respeito aos direitos dos LGBT. O Piauí foi o primeiro estado do nordeste a criar uma Delegacia da Diversidade. A Parada LGBT de Teresina já arrasta uma multidão pelas ruas da cidade. Parnaíba, no litoral piauiense, tem parada lgbt que consta do calendário oficial do município. A cidade de Floriano é o município que realiza maior parada do Piauí, 70% da população participa do evento, além de vários outros benefícios que o Grupo Matizes tem consquitado para a população LGBT, inclusive no dia mulher a presidente do Grupo Matizes foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Teresina... Atuação com seriedade pode ser reconhecida, né?

    ResponderExcluir
  2. Thonny não esqueça de participar da Campanha "Eu Sou Gay" contra a intolerância, entre no site, veja link no meu blog. Ah, não esqueça, nada de USAR Olympikus.... hehehehehe

    ResponderExcluir