segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DISCURSO HISTÓRICO DE HILLARY CLINTON NA ONU

Por Thonny Hawany

No dia 6 de dezembro de 2011, por ocasião das comemorações do dia Internacional dos Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça, a senhora secretária de estado americano, Hillary Clinton, fez o seu mais impactante discurso no que se refere à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais do mundo.

Para Hillary, todas as nações devem fazer esforço sobre-humano contra a discriminação dos seus cidadãos homossexuais. Ela afirmou também que "os direitos dos gays são direitos humanos e os direitos humanos são direitos dos gays.” Com essas palavras, de modo bastante feliz, Hillary criou um trocadilho que servirá de máxima nas afirmações e sustenções da comunidade LGBT ao pelejar pelos direitos que lhe são negados.

Em seu discurso, Hillary Clinton denunciou o sofrimento por que passam lésbicas, gays, bissexuais e transexuais do mundo inteiro. Disse que devemos “estar do lado certo da história, pelas nossas populações, pelas nossas nações e pelas gerações futuras". Para ela, a sua própria opinião a respeito da comunidade LGBT mudou depois que conheceu e trabalhou ao lado de lésbicas e gays. Afirmou que “todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade, independentemente de quem são e quem amam", em continuidade, acrescentou que “ser gay não é uma invenção ocidental, é uma realidade humana. Os gays nascem e pertencem a todas as sociedades do mundo".

Para finalizar, Hillary anunciou a criação do Fundo de Igualdade Global que terá o propósito de financiar as ações de entidades civis de direitos humanos que lidam com a população LGBT em todo o mundo. Conforme vimos oportunamente, o Fundo nasceu com um orçamento de aproximados três milhões de dólares que somados a outros milhões obtidos por meio de doação e parcerias com países e organismos financiadores servirão para garantir a dignidade, a igualdade e a liberdade de lésbicas, de gays, de bissexuais e de transexuais de todo o Planeta Terra.








Nenhum comentário:

Postar um comentário