terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS COBRA APROVAÇÃO DO PLC 122 NO SENADO

Por Thonny Hawany

Maria do Rosário, ministra responsável pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por ocasião da solenidade de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2011, afirmou, no Palácio do Planalto, em Brasília, que é imprescindível a aprovação do PLC 122. Para a ministra, os parlamentares precisam encontrar um ponto de convergência e consenso em relação ao projeto. Da forma como está não pode ficar.
Como anunciamos em matéria anterior, a proposta de lei que criminaliza a homofobia deveria ter sido votada na reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, no dia 8 de dezembro de 2011; mas, infelizmente, temendo a não aprovação, a relatora retirou o projeto de pauta. Para a ministra “é muito importante que o Congresso Nacional encontre uma metodologia para responder a comunidade LGBT, que tem sido vítima da violência, muito cotidianamente, no nosso país”.

Em seu discurso, a ministra fez lembrar que esse mesmo caminho percorrido pelos LGBT já foi trilhado com sucesso pelos movimentos que lutaram contra o racismo “Assim como o racismo foi considerado crime, trabalharmos no sentido de que a homofobia também seja tratada como crime é um aspecto importante".

Em assim sendo, espero que as palavras da senhora ministra ecoem no Senado Nacional e que cause alguma sensibilidade àqueles corações endurecidos. O que falta para os senadores e senadoras da República é coragem. A mesma coragem que não faltou a Cristina Kirchner, presidenta da Argentina pela segunda vez. Muitos apostaram em sua derrota por ter sido o principal pivô de aprovação do casamento homoafetivo lá pelas terras de dom Diego. Enganaram-se. Cristina está no poder novamente, firme e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário