quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PRIMEIRO CASAMENTO GAY NA IDADE MÉDIA E A POSTERIOR INTOLERÂNCIA HOMOAFETIVA

Por Thonny Hawany

No texto anterior, apresentei uma visão a respeito da homossexualidade na Idade Média, segundo o texto “Ser gay é pecado?”, da jornalista Cynara Menezes, publicado na Revista Carta Capital. Muitos podem estar achando repetitiva ou exagerada a minha leitura do texto; porém eu disse, inicialmente, que, por uma questão pedagógica, analisaria o texto em pequenos fragmentos para facilitar a leitura e o entendimento de grande parte dos meus leitores que, ocupada, precisa de textos curtos com ideias objetivas, claras e rápidas para se manter informada a respeito de tudo que ocorre no âmbito LGBT e de outras temáticas abordadas pelo neste blog.

Ainda sobre os casamentos na Idade Média, “em fevereiro deste ano, o pesquisador e professor de Literatura Carlos Callón, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, foi premiado pelo ensaio Amigos e Sodomitas: a configuração da homossexualidade na Idade Média, no qual ele conta a história de Pedro Díaz e Muño Vandilaz, protagonistas do primeiro matrimônio homossexual da Galícia, em 16 de abril de 1061”, afirma Cynara Menezes em sua matéria.

Segundo a autora, “no documento, o casal compromete-se a morar juntos e a se cuidar mutuamente: ‘todos os dias e todas as noites para sempre’”. Segundo o pesquisador Carlos Callón, há muitos relatos idênticos na Idade Média, muitos semelhantes ao casamento heterossexual, “com a diferença de que as bênçãos faziam alusão ao salmo 133 (‘Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos’), ao amor de Jesus e João ou a São Sérgio e São Baco, santos já mencionados por nós no texto anterior.

Para o professor Carlos Callón, em sua pesquisa, ele trata “de como na lírica ou na prosa galego-portuguesa medievais aparecem alguns exemplos de relações entre homens [...]. As relações homossexuais são documentáveis em todas as épocas, o que houve foi um processo de adulteração, de falsificação da história, para nos fazer pensar que não.”

No seu texto, ao fazer menção à pesquisa de Callón, Cynara afirma que há outros dados importantes a serem ressaltados a respeito da Idade Média, como exemplo: a) inicialmente, a perseguição contra os homossexuais tem origem nas ações do Estado; b) Somente depois a igreja se converte na principal fonte do preconceito contra os homossexuais.

Como se viu, o pecado não existia antes da baixa idade média. A homofobia, por interesses que ainda merecem muitos estudos, nasceu por volta dos séculos XI e XIV. Foi a partir desse ponto que deram inicio aos atos de estrema intolerância aos homossexuais. Todo o sexo que não tivesse como objetivo a reprodução passou a ser repudiado daquela época por diante.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário