quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DADA, BAAYANI, AJAKÁ É O IRMÃO MAIS VELHO DE XANGÔ

Quando Baayani e Xangô foram criados, ainda no além, Baayani nasceu irmão mais velho. Xangô nasceu em seguida. Ele é o irmão mais novo. Baayani é um ser calmo e pacífico. Se alguém o incomoda, ele não se zanga. Se as pessoas se entregam a atos de violência, Baayani não se envolve. Ele tem compreensão e sabedoria, mas não tem força, nem bravura.

Estas qualidades, Olodumaré deu a seu irmão mais novo, Xangô. Baayani sabe disto e diz, de vez em quando, que se ele não é capaz de brigar, ele agradece a Olodumaré tê-lo dado um irmão valente. As pessoas fizeram um provérbio: "Se Baayani não é capaz de brigar, ele tem um valente irmão caçula".

Aqueles que Xangô combate são incontáveis. Por causa de Dada Baayani, Xangô dizia constantemente: "Se alguém resmungar qualquer coisa sobre Dada Baayani, isso lhes causará desgostos. Pois se trata de meu irmão mais velho". É por esta razão que as pessoas que adoram Xangô, devem adorar primeiro Dada Baayani.

Quando os dois descem à Terra, Xangô conhece os talismãs para a proteção e a vitória. Tudo o que as pessoas perguntam a Baayani, é Xangô que responde. Quando Dada Baayani fundou a cidade de Ixelê, ele era muito rico. Muita gente lhe pedia dinheiro emprestado. Quando tomou-se rei em Oyó, ele trouxe uma parte da sua riqueza e, vez por outra, trazia mais e mais de Ixalê.

Baayani era chamado Dada por causa de seus cabelos anelados. Quando Xangô quer possuir um de seus sacerdotes, as pessoas cantam primeiro: Dada ma sokun mon "Dada não chore mais Dada não derrame mais lágrimas de sangue. As pessoas de Ixelê chegam na estrada Dê- me um búzio para amarrar na minha cabeça". Alusão, sem dúvida, às necessidades de dinheiro de Dada e à vinda de provisões, esperada de Ixelê. Xangô põe-se, então, a dançar em honra de seu irmão mais velho Dada. 

Existe uma dúvida a respeito de Baayani. Alguns acreditam que este é um dos nomes do irmão mais velho de Xangô, enquanto outros pensam tratar-se de uma das suas irmãs. Dizem, ainda outros, que se trata de sua mãe, Yamassé.

FONTE DO TEXTO: VERGER,  Pierre Fatumbi. Lendas africanas dos orixás. 4.ed. Salvador: Corrupio, 1997.

FONTE DA IMAGEM: http://olhosdeoxala.blogspot.com.br/2013/05/coletanea-curiosidades-sobre-xango-dada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário