terça-feira, 11 de novembro de 2014

UM CAÇADOR TORNA-SE O ORIXÁ OKÔ

Olagbirin, aquele que jamais recusa um combate, está na miséria. Ele vai consultar Ifá. "Que fazer para ter dias melhores?" Os adivinhos o aconselham a fazer oferendas. Oferendas de dezesseis galinhas d’angola, dezesseis coelhos e trinta e dois búzios da costa. 

Olagbirin é um caçador. Não é difícil para ele encontrar no campo as galinhas d'angola e os coelhos. Com trabalho e muito esforço, ele consegue juntar o dinheiro necessário e faz a oferenda. Olagbirin volta a caçar e mata um elefante. 

Ao abrir o animal, seus intestinos são como troncos de madeira dos quais ele retira jóias diversas, como pérolas maravilhosas e muitas coroas. Olagbirin continua caçando. Ele mata outros elefantes e, no interior deles, encontra, sempre, riquezas no lugar dos intestinos, como belos tecidos e lindas pérolas.

Olagbirin sacrifica as galinhas d'angola. Quando estas galinhas gritam, elas dizem: "Isto vai te ajudar, kan, kan, kan. Isto vai te ajudar, kan, kan, kan." As oferendas feitas assim por ele cantam: "Se ele me ajudar, eu logo terei dinheiro. Ele me ajudará como a galinha d'angola Kan, kan,kan. Se ele me ajudar, eu logo terei mulheres. Ele me ajudará como a galinha d'angola. Kan, kan, kan. Se ele me ajudar, eu logo terei filhos. Ele me ajudará como a galinha d'angola. Kan, kan, kan".

Este homem, chamado Olagbirin, é aquele que nós chamamos Orixá Okô - o "orixá dos campos". Aquele que, quando tornou-se rico, transportava sua fortuna do campo para casa. E as pessoas diziam: "É o orixá que traz a riqueza dos campos, aquele chamado Orixá dos Campos (Orisha Oko)”.

FONTE DO TEXTO: VERGER,  Pierre Fatumbi. Lendas africanas dos orixás. 4.ed. Salvador: Corrupio, 1997.

FONTE DA IMAGEM: https://www.axeorixa.com/blog/the-fabulous-furry-freak-brothers-omnibus-by-gilbert-shelton/orixaoko/

Nenhum comentário:

Postar um comentário